InBehaviorLab – Economia Comportamental

EN PT ES

Quase metade dos baianos compra mais pela internet nos últimos meses

Quem não foi bombardeado por ofertas por todos os lados, simplesmente por acessar um perfil de rede social? É aí que mora o risco, principalmente em momentos de ansiedade, solidão e angústia. É o que reforça a especialista em Economia Comportamental e sócia da consultoria InBehavior Lab, Flávia Ávila.

“Quando vemos constantemente ofertas com os quais nos identificamos, essas informações ficam mais latentes no nosso pensamento, o que pode gerar uma falsa sensação de que necessitamos daquele produto”. 

CINCO GATILHOS QUE FAZEM GASTAR MAIS NAS COMPRAS PELA INTERNET

Viés da escassez Segundo a especialista em Economia Comportamental e sócia da consultoria InBehavior Lab.Ofertas, Flávia Ávila, apelos do tipo “temos poucas unidades” ou “somente hoje” geram nas pessoas a sensação de escassez, ou seja, que se não comprarem o produto naquele momento o produto, ou a promoção, podem acabar. “Isso faz com que a pessoa tome decisão de maneira emocional e impulsiva”, afirma. 

Aversão a perda Muitas ofertas que trazem dizeres como “Você não pode perder” ou “Não perca essa chance” podem ativar a sensação de que se a pessoa não consumir ela pode se arrepender depois por ter perdido a oportunidade. 

Viés do presente Quando a oferta fomenta que a próxima leva do produto pode demorar para chegar ou que dizem que o produto chegará na sua casa em dois dias tudo isso a preferência de poder usufruir dos benefícios de algo de forma imediata, como destaca a especialista “Assim, fazemos a compra para garantir que não teremos que esperar mais tempo”, pontua. 

Prova social Outra estratégia é fazer repost de fotos de clientes utilizando um produto da loja e divulgar comentários. “É um gatilho que faz com que a gente também queira ter acesso aos produtos e fazer parte desse grupo”, completa Flávia Ávila. 

Ancoragem Estas são ofertas que mostram o valor original do produto e o valor promocional, o que faz o consumidor equacionar melhor, quanto de dinheiro deixou de perder se fizer a compra naquele momento. “E mais uma vez, para não perdermos a oportunidade acabamos comprando o produto”. 

Acesse a matéria completa no link https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/quase-metade-dos-baianos-compra-mais-pela-internet-nos-ultimos-meses/