Flávia Ávila

Fundadora e CEO da InBehavior Lab

Flávia Ávila é uma das principais referências em Economia Comportamental Aplicada no Brasil e América Latina, ajudando organizações a transformar insights comportamentais em crescimento, aumento de rentabilidade, retenção de clientes e ações de impacto.

Com mais de 20 anos de experiência, atua na interseção entre ciência do comportamento humano, inovação estratégica e impacto financeiro real, liderando projetos que conectam economia comportamental, dados, experimentação e tomada de decisão inteligente.

Economista pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx da University of Nottingham (Inglaterra) — um dos principais centros mundiais de pesquisa em ciências comportamentais —, Flávia construiu sua trajetória unindo rigor acadêmico e aplicação prática para transformar o modo como organizações, governos e equipes compreendem e influenciam o comportamento humano.

Na InBehavior Lab, lidera times e o desenvolvimento de soluções estratégicas baseadas em dados e ciências comportamentais para inovação, crescimento sustentável e transformação organizacional. Ao longo de sua carreira, conduziu mais de 23 experimentos de campo (Teste A/B e RCTs), impactando em um experimento mais de 3 milhões de clientes e coordenando projetos complexos que integraram equipes de até 500 colaboradores de múltiplos setores.

Antes de fundar a InBehavior Lab, Flávia atuou em posições estratégicas no setor privado, liderando projetos de marketing, finanças, planejamento estratégico e inteligência de preços em grandes empresas de Telecom. Essa vivência prática consolidou sua capacidade de conectar ciência comportamental e resultados de negócio de forma inovadora.

Flávia também é professora de pós-graduação e educação executiva em instituições como FGV, ESPM, PUC-PR, PUC-RS e InBehavior Academy, formando gestores e líderes para aplicar estratégias baseadas em comportamento humano no dia a dia organizacional e no governo. É membro titular do NEC – Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM, colaboradora Master da rede CINCONECTE (ciências comportamentais em governo) e integra a Diversifi Global, comunidade internacional de profissionais da área.

Desde 2014, é editora-chefe do portal EconomiaComportamental.org, dedicado à disseminação da Economia Comportamental e Experimental no Brasil, e idealizadora e co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental, o primeiro material gratuito e abrangente em português, que conta com contribuições de referências mundiais como Richard Thaler,  Cass Sunstein, George Lowenstein, John List, entre outros. (www.economiacomportamental.org/guia)

Além disso, Flávia é co-organizadora da C3 – Comunidade de Ciências Comportamentais, iniciativa voltada a fortalecer a prática e o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e pesquisadores da área.

Sua atuação é marcada pela crença de que compreender verdadeiramente o comportamento humano é a chave para criar estratégias mais eficazes, inovadoras e humanas, capazes de transformar estratégias para clientes, organizações, políticas públicas e a sociedade.