curso online
CIÊNCIAS
COMPORTAMENTAIS
APLICADAS
Aprenda as tendências do comportamento humano e como aplicar esses conhecimentos na sua vida profissional e pessoal


Já se perguntou por que, às vezes, tomamos decisões que parecem ir contra o nosso melhor interesse?
Por que continuamos a cair em padrões de comportamento que sabemos serem prejudiciais?
Ou por que nos sentimos influenciados por fatores externos sem perceber?
A resposta pode estar na economia comportamental, uma área que desvenda os segredos da tomada de decisões humanas. Se você deseja compreender melhor como suas escolhas são moldadas por vieses cognitivos, heurísticas mentais e nudges sutis do ambiente ao seu redor, este curso é perfeito para você.
Aprenda porque nós humanos fazemos o que fazemos, como somos influenciados e como criar soluções inovadoras, práticas e efetivas juntos!

Pensamento
Rápido e Intuitivo
Quantas vezes, confiamos demais em nossa intuição e tomamos decisões precipitadas? Descubra como a economia comportamental pode fornecer insights sobre o equilíbrio entre pensamento rápido e o pensamento mais devagar, auxiliando na tomada de decisões.

Incerteza e Riscos
Você luta para encontrar o equilíbrio certo entre evitar riscos e tomar decisões ousadas demais?
Saiba como a economia comportamental pode orientar sua abordagem à tomada de riscos.

Persuasão e Prova Social
Você já se sentiu influenciado por mensagens persuasivas, mesmo quando sabia que eram manipulativas? Explore como a economia comportamental pode ajudar a entender como desenhar produtos e se proteger de decisões influenciadas de pelo contexto e pela prova social.

Liderança Eficaz
Como líder de uma equipe ou organização privada, você já se deparou com desafios ao liderar e motivar sua equipe? A economia comportamental pode fornecer insights sobre como compreender melhor as motivações e os comportamentos dos membros da equipe, ajudando a aprimorar suas habilidades de liderança.

Negociações
Estratégicas
Em empresas, negociações são frequentes. Como você pode melhorar suas habilidades de negociação e compreender os vieses cognitivos que podem afetar o resultado das negociações?

Gestão de Equipe e
Decisões Coletivas
Lidar com equipes em um ambiente de negócios muitas vezes envolve tomadas de decisões coletivas. Você deseja compreender melhor como influenciar positivamente o comportamento de sua equipe?

Políticas Públicas e
Tomada de Decisões
Se você trabalha no setor público, provavelmente está envolvido na criação e implementação de políticas públicas. Saiba como a economia comportamental pode ser aplicada para criar políticas mais eficazes.

Engajamento Cívico
No setor público, o engajamento cívico é fundamental. Descubra como você pode aplicar princípios da economia comportamental para incentivar a participação da comunidade em iniciativas públicas.

Gerenciamento de Recursos Públicos
A gestão de recursos públicos envolve decisões financeiras importantes. Explore como você pode tomar decisões mais informadas e eficazes na alocação de recursos limitados.
Para quem é o curso
Ciências Comportamentais Aplicadas?
- Líderes e gestores que querem conhecer uma nova
metodologia para resolver velhos problemas na esfera pública e privada.
- Profissionais em transição de carreira que estão em busca
de novos conhecimentos.
- Profissionais da área criativa ou design que querem saber
o que está por trás de interfaces mais simples e intuitivas.
- Profissionais dos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que procuram novas maneiras de conduzir as equipes de colaboradores.
- Servidores públicos que lidam diretamente com políticas públicas, gestão pública e tomada de decisão governamental.
- Todos os humanos que buscam entender porque erram, se esquecem, se distraem, mudam de ideia de repente e querem ferramentas para lidar com tudo isso!

O que você vai aprender?

MÓDULO 01.
Como as Ciências Comportamentais
moldam nossas Escolhas?
Neste módulo introdutório, explore os princípios das Ciências Comportamentais e Economia Comportamental, desvendando o funcionamento do cérebro e os motores por trás das decisões individuais e organizacionais.

MÓDULO 02.
Como Heurísticas e Vieses
Moldam Nossas Escolhas?
Descubra como heurísticas (atalhos mentais) e vieses (desvios sistemáticos) afetam nossas escolhas neste módulo.

MÓDULO 03.
O que é Arquitetura de Escolha e quanto afeta nossas Decisões?
Explore como pequenas mudanças no contexto podem moldar decisões e aprenda sobre os “nudges” (empurrões) e a arquitetura de escolha.

MÓDULO 04.
Como Aplicar Nudges
de Forma Eficaz?
Aprofunde-se na aplicação prática de “nudges” e design comportamental, examinando sua taxonomia e considerando questões éticas.

MÓDULO 05.
Quais são as chaves para Inovação usando Conceitos Comportamentais?
Explore conceitos comportamentais e casos de inovação, incluindo o framework EAST e o conflito entre gratificação imediata e a longo prazo.

MÓDULO 06.
Como a Aversão a Perdas afeta nossas Decisões Financeiras?
Este módulo foca na psicologia financeira e na aversão a perdas, analisando a Teoria da Perspectiva e como ela influencia decisões financeiras.

MÓDULO 07.
Como Modificar Hábitos e InfluenciarComportamentos de Forma Positiva?
Aprenda a modificar hábitos e influenciar comportamentos de forma positiva, abordando o modelo Hook e um framework prático.

MÓDULO 08.
Como Testar e Aprimorar Intervenções Comportamentais?
No último módulo, explore a metodologia T.E.S.T.E de intervenções comportamentais com exemplos práticos e foco na importância do teste e otimização de intervenções.
Veja quem já foi impactado
pela Economia Comportamental!
Você pode começar agora mesmo
Tenha acesso imediato!

08 Módulos

Metodologia InBehavior Lab

E-book Introdutório

E-cards de Vieses

+40 Cases Práticos
Conheça Flávia Ávila!

• Fundadora e CEO da InBehavior Lab
• Economista pela universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx (Centre of Decision Reserarch and Experimental Economics) da UoN na Inglaterra.
• Experiência de 15 anos de condução de projetos e estudos experimentais sobre o sobre o comportamento humano seja individual ou em grupo, por meio de experimentos online, campo ou laboratório, alguns envolvendo mais de 3MM de cidadãos/ consumidores e a gestão de mais de 500 colaboradores de diversas áreas da organização.
• Fundadora do primeiro curso de Pós-Graduação em Economia Comportamental no Brasil pela ESPM em 2016 que já conta com mais de 300 alunos pelo Brasil.
• Membro titular do NEC – Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM.
• Fundadora e Editora-chefe do EconomiaComportamental.org
• Idealizadora e co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental (primeiro material abrangente e gratuito em português sobre as áreas da Economia Comportamental e Experimental)!
• Professora de cursos de pós-gradução, MBA e educação executiva de renomadas escolas de negócio e universidades do Brasil.
7 Dias de Garantia!
