Já conhece o Guia de Economia Comportamental e Experimental?

Com o apoio do InBehavior Lab foi lançado no final de 2015 o 1o Guia de Economia Comportamental e Experimental do Brasil, organizado pelas professoras Flávia Ávila e Ana Maria Bianchi e reunindo textos em português dos mais renomados autores nacionais e internacionais ao redor do mundo.

Com o objetivo de divulgar a área e atender à falta de material didático em língua portuguesa, o Guia foi disponibilizado em PDF gratuitamente no site do EconomiaComportamental.org


Baixe agora o Guia de Economia Comportamental e Experimental
que atingiu mais de 10.000 downloads!

(Você será direcionado para o site dos nossos parceiros do EconomiaComportamental.org)


Logo do Economia Comportamental

Ilustração do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Autores

Foto Flávia Ávila, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Flávia Ávila

Fundadora do site EconomiaComportamental.org e da consultoria InBehavior Lab. Mestre em Behavioural Economics pelo CeDEx group (Centre for Decision Reserch and Experimental Economics) da University of Nottingham na Inglaterra, que é um dos principais centros de pesquisa em ciências comportamentais e experimentais da Europa (2013), e formada em Economia pela UnB (2007). Idealizadora e co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental. Possui mais de 10 anos de experiência em estudos experimentais sobre o comportamento humano, seja individual ou em grupo, sendo 7 destes em áreas de consultoria interna, planejamento e inteligência de marketing de empresas de grande porte. Atualmente é responsável pela consultoria InBehavior Lab, professora da ESPM, palestrante e doutoranda em Economia pela UnB.

Foto Ana Maria Bianchi, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Ana Maria Bianchi

Graduada em ciências sociais na PUC de São Paulo, fez mestrado e doutorado em sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 1976 ingressou como professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, onde obteve os títulos de livre docente e professora titular, e leciona as disciplinas de Metodologia da Economia e Sociologia Econômica. Suas linhas de pesquisa são metodologia econômica, história do pensamento econômico e economia comportamental.

Foto Ana Carolina Trousdell Franceschini, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Ana Carolina Trousdell Franceschini

Doutora e Mestre em Economia Comportamental e Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP-USP). Graduada em Ciências Econômicas (Universidade Estadual Paulista – UNESP) e em Psicologia (USP), possui MBA em Finanças Corporativas (FIA/USP) e especialização em Negociação (FGV-SP). Experiência profissional em Fusões e Aquisições de Empresas e derivativos estruturados, no Brasil e Estados Unidos. Professora da ESPM e do Reed College (Portland, OR, Estados Unidos), onde desenvolve pesquisa experimental sobre os efeitos da aversão a perdas (impostos e cortes salariais) sobre comportamentos de trabalhar e consumir, utilizando um procedimento de economias de tokens.

Foto Felipe Augusto de Araújo, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Felipe Augusto de Araújo

Doutorando em economia na University of Pittsburgh. Graduado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de pesquisa são: economia experimental, economia comportamental, desenvolvimento econômico e microeconomia. Atualmente se dedica a investigar como motivações não-pecuniárias (reciprocidade, altruísmo, etc.) interagem com motivações pecuniárias (ganho financeiro) em diferentes contextos.

Foto Roberta Muramatsu, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Roberta Muramatsu

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1996) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e PhD em Economia pela Universidade Erasmus em Roterdã (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora em regime parcial no Insper São Paulo. Tem experiência na área de Economia e História do Pensamento Econômico, com ênfase em filosofia (metodologia) econômica e economia comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: a teoria da escolha, a relação mente e cerébro, as perspectivas da neuroeconomia, e as interações entre instituições, racionalidade e comportamento econômico. Tem artigos publicados pelo Journal of Economic Psychology, Journal of Economic Methodology, Revista de Economia ANPEC, Revista de Economia Política e Revista Estudos Econômicos.

Foto Diogo Conque Seco Ferreira, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Diogo Conque Seco Ferreira

Pós doutoral na Tilburg University, Holanda, em 2013/2014, com estudos em Psicologia Econômica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Ciências do Comportamento (2008), também pela Universidade de Brasília, com ênfase em estudos sobre o comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, e Psicologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação do comportamento econômico, efeitos de contexto sobre julgamento e tomada de decisão e o uso de Dilemas Sociais na investigação de comportamento humano complexo.

Foto Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Pós doutorado – Laboratory of Neuromodulation – Harvard University (2010), doutorado (2004) e mestrado (2000) pela FEA – USP (2004), graduação em Psicologia pela PUC-SP 1975). Pesquisadora e professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na graduação e no Programa de Pós-Graduação, ambos em Ciências Contábeis. Professora em curso de especialização na ECA-USP. Pesquisa temas relacionados ao processo decisório. Lidera projetos de pesquisa sob temas relacionados à decisão, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É co-autora de livro. É autora de capítulo de livro. Desenvolve trabalhos de consultoria e de assessoria para empresas. Experiência profissional como gestora. Desenvolve trabalhos de consultoria.

Foto Camila Campanhã, autora do Guia de Economia Comportamental e Experimental

Camila Campanhã

Doutorado e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social. Estágio de Doudorado no Laboratory of Neuromodulation da Harvard Medical School no Spaulding Rehabilitation Hospital (2012). Curso Principle and Practices of Clinical Researcher pela Harvard Medical School (2012). Participou do primeiro Summer School in Neuroeconomics na Heidelberg University (2010). Psicóloga pela UPM. Participou da criação do curso de especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na UPM (2013), onde leciona como professora convidada; também é professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisa em Neuroeconomia sobre tomada de decisão social, confiança, empatia, altruísmo, julgamento moral e gênero.

Sumário

  • PREFÁCIO
    • Ana Maria Bianchi e Flávia Ávila
  • INTRODUÇÃO
    • Economia Comportamental: Um Exercício de Desenho e Humildade
      Dan Ariely
  • PARTE I – Introdução à Economia Comportamental e Experimental
    • Alain Samson
      1. Uma Introdução à Economia Comportamental
      2. Ferramentas e Metodologias Experimentais
      3. Avanços Recentes
  • PARTE II – Economia Comportamental e Experimental: Teoria e Prática
    1. Entendendo Preferências: O que podemos aprender com a Economia Comportamental?
      Chris Starmer
    1. Intagibilidade na Escolha Intertemporal
      Scott Rick e George Loewenstein
    1. Economia Comportamental e a Crise da Poupança para Aposentadoria
      Shlomo Benartzi e Richard Thaler
    1. Comprometido a Poupar: Usando a Economia Comportamental para Motivas Pessoas
      Dean Karlan
    1. Nudging: Um Guia Muito Breve
      Nudging: Um Guia Muito Breve
    1. A Revolução da Ciência Comportamental nas Políticas Públicas e em sua Implementação
      Nick Chater
    1. A Ciência Comportamental e a Tomada de Decisão pelo Consumidor: algumas questões para os reguladores
      Daniel Read
    1. Consumo Irracional: Como os Consumidores Realmente tomam Decisões
      Jon Cummings, Ravi Dhar e Ned Welch
    1. Por que a Economia Comportamental Deveria Olhar Mais para as Emoções e Menos para Vieses Cognitivos?
      Eyal Winter
    1. Sobre a Psicologia da Pobreza
      Johannes Haushofer e Ernest Fehr
  • PARTE III – Economia Comportamental e Experimental por Pesquisadores Brasileiros
    1. Lições da Economia Comportamental para o Desenvolvimento e a Pobreza
      Roberta Muramatsu
    1. Psicologia Econômica: Mente, Comportamento E Escolhas
      Vera Rita de Mello Ferreira
    1. Introdução a Finanças Comportamentais
      Carol Franceschini
    1. O Papel do Autocontrole nas Decisões Financeiras
      Bernardo Nunes, Pablo Rogers e Gustavo Cunha
    1. Finanças Comportamentais: Aversão Míope às Perdas e Efeito Dinheiro da Casa
      Anderson Teixeira, Benjamin Tabak e Daniel Cajueiro
    1. A Economia Comportamental Aplicada a Políticas Públicas
      Fernando Meneguin e Flavia Ávila
    1. A Ética na Economia Comportamental: Uma Breve Incursão
      Ana Maria Bianchi
    1. Preferências Sociais, Jogos Econômicos e o Método Experimental
      Carol Franceschini e Felipe Araújo
    1. Altruísmo, Sanções de Terceiros e Cooperação: Uma Introdução à Pesquisa em Psicologia Econômica
      Diogo Ferreira e Anthony Evans
    1. Neuroeconomia: Uma Visão Geral Sobre o Tema
      Ana Maria Roux V.C.Cesar, Paulo S. Boggio e Camila Campanhã
  • PARTE IV – Depoimentos, Perspectivas e Diferentes Aplicações
    1. Richard Thaler (University of Chicago)
    2. Paul Dolan (London School of Economics and Social Sciences)
    3. Ravi Dhar (Yale School of Management)
    4. Varun Gauri (Banco Mundial)
    5. Arianna Legovini (Banco Mundial)
    6. John List (University of Chicago)
    7. George Loewenstein (Carnegie Mellon University)
    8. Rory Sutherland (Ogilvy Group)
  • PARTE V – Economia Comportamental e Psicologia na Prática
    1. Em Busca de Uma Perspectiva Comum em Economia Comportamental
      Timothy Gohmann
    1. Flagrar os Nudistas Descuidados: A Agenda dos Reguladores Comportamentais
      Roger Miles
    1. Aprendendo com a Experiência: Como Ganhar e Perder Clientes
      Henry Stott
    1. Nudging no Mundo da Formulação de Políticas Internacionais
      Cristiano Codagnone, Francesco Bogliacino, Giuseppe A. Veltri, Francisco Lupiañez -Villanueva e
      George Gaskell
    1. Transformar o Conhecimento do Ser Humano em Vantagem para os Negócios
      John Kearon e Tom Ewing
    1. O Poder do Rank: Insights Comportamentais para a Precificação de Produtos
      Henry Stott
    1. Como a Economia Comportamental Pode Fazer as Pessoas Felizes
      Elina Halonen e Leigh Caldwell
    1. Além Da Academia: Como a Psicologia é Adotada em Publicidade e Comunicações
      Juliet Hodges
  • GLOSSÁRIO
  • APÊNDICE
    • PERFIS DOS AUTORES
    • AUTORES E COLABORADORES
    • ESCOLAS, UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES APOIADORAS
    • APOIADORES DA CAMPANHA DE CROWDFUNDING